Em 1869, pesquisadores encontraram no território da atual Jordânia um impressionante monolito datado do ano 840 A.C. A pedra de basalto, que contém inscrições no idioma moabita, é conhecida como Estela de Mesa ou Pedra Moabita. Agora, pesquisadores identificaram registros sobre o rei bíblico Davi no artefato, que pertence ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, na França.
Casa de Davi
O monolito contém um longo relato sobre o rei Mesa, de Moabe, entrando em guerra com Israel. Os eventos descritos correspondem, embora de forma imprecisa, a uma narrativa semelhante contida na Bíblia, no livro 2 Reis, capítulo 3. De acordo com os pesquisadores, o texto contém referências ao Deus de Israel, bem como à "Casa de Davi" e ao "Altar de Davi".
A descoberta foi publicada na revista científica Biblical Archeology Review em um estudo assinado pelos pesquisadores André Lemaire e Jean-Philippe Delorme. Segundo eles, o texto foi possível de ser decifrado depois que uma equipe do Projeto de Pesquisa Semítica Ocidental da Universidade do Sul da Califórnia tirou novas fotografias digitais do monolito. As imagens ofereceram uma clareza inédita nas inscrições, permitindo que elas fossem traduzidas com propriedade.
De acordo com a Bíblia, Davi foi o terceiro rei do Reino Unido de Israel. Nos livros de Samuel, ele é descrito como um jovem pastor e harpista que ganha fama ao matar Golias, um guerreiro dos filisteus. Após sua ascensão ao poder, Davi conquistou Jerusalém, estabelecendo a cidade como a capital de Israel.
*History Channel
コメント