top of page

Primeiras reféns israelenses são libertadas

O Hamas libertou neste domingo (19) as três primeiras reféns, como parte do acordo de cessar-fogo na guerra em Gaza.


As libertadas são: Romi Gonen (24), Doron Steinbrecher (31) e Emily Damari (28), cidadã dupla israelense-britânica.



Gonen tinha 23 anos quando foi sequestrada do festival de música Nova em 7 de outubro de 2023. A família informou que ela levou um tiro na mão durante o ataque.


Segundo sua mãe, Meirav Leshem Gonen, alguns reféns que estiveram ao lado de Gonen e foram posteriormente soltos relataram que seus ferimentos pioraram durante o cativeiro. A mídia israelense citou sua família confirmando que ela estava na lista.


Steinbrecher, uma enfermeira veterinária, tinha 30 anos quando foi sequestrada de seu apartamento no kibutz Kfar Aza, perto da fronteira de Gaza. Um vídeo mostrando-a ao lado de outras duas mulheres sequestradas foi divulgado pelo Hamas em janeiro do ano passado.


Familiares levantaram preocupações sobre sua saúde após verem a filmagem. O irmão de Doron, Dor Steinbrecher, afirmou à CNN que ela precisava de medicação diária, algo improvável de ser fornecido enquanto estava em cativeiro.


Damari foi sequestrada de casa em Kfar Aza quando tinha 27 anos. Sua mãe, Mandy Damari, relatou anteriormente que a filha foi “baleada na mão, ferida por estilhaços na perna, vendada, colocada na parte de trás de seu próprio carro” e levada para Gaza. Ela é a única cidadã britânica ainda mantida como refém.


Em 7 de outubro de 2023, 251 pessoas foram sequestradas de Israel por militantes liderados pelo Hamas. Atualmente, os militantes continuam mantendo 94 reféns. Desses, acredita-se que 34 estejam mortos (embora o número real possa ser maior). Oitenta e um são homens, 13 são mulheres e dois têm cinco anos ou menos.



Redação

Comentários


Últimas

bottom of page