top of page

"Perda não define o futuro; a promessa de Deus, sim"



Reinando em vida por Cristo Jesus foi o tema da reunião do projeto Mais que Vencedoras correspondente ao mês de novembro.


Com transmissão ao vivo do Renascer Hall para todas as igrejas Renascer em Cristo, o evento foi marcado por orações, louvores, conselhos, a apresentação das discipuladoras destaque do mês, momentos de comunhão, testemunhos emocionantes e uma palavra de reflexão e fortalecimento da Bispa Sonia Hernandes, que também recebeu uma emocionante homenagem em comemoração ao seu aniversário, tornando a ocasião ainda mais especial.



Acompanhe, a seguir, o resumo da ministração:


Daniel 1.20 e 21: Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. Daniel continuou ali até o primeiro ano do reinado de Ciro.


Por ser um homem temente a Deus, determinado e disciplinado, Daniel se destacou e permaneceu influente ao longo de quatro grandes reinados - os mais importantes daquela época.


Daniel chegou à Babilônia como escravo, após ser capturado durante a conquista de Jerusalém. Ele era jovem, fora separado de sua família e de sua terra, perdendo tudo o que conhecia. Por suas habilidades e inteligência, foi escolhido para servir no palácio real. 


Como parte do protocolo babilônico para aqueles que serviam diretamente ao rei, ele foi feito eunuco, o que implicava a remoção de seu órgão masculino, garantindo que ele se dedicaria exclusivamente ao serviço do reino, sem possibilidade de constituir família ou ser desviado por interesses pessoais. Mas eles se tornou um homem decisivo de um grande profeta.


Ele não apenas desempenhou um papel decisivo nas decisões do império, mas também foi elevado por Deus à condição de profeta, recebendo revelações profundas sobre o futuro de seu povo e até mesmo visões proféticas que atravessariam gerações. Daniel passou de um jovem escravizado a um líder espiritual e político com impacto duradouro, sendo honrado tanto pelo reino em que servia quanto pela sua devoção inabalável.



Palavras-chave para reinar em vida:


1- IDENTIDADE


Daniel foi arrancado de sua terra, viu sua família ser morta, perdeu todos os seus bens e qualquer possibilidade de constituir uma família e dar continuidade à sua linhagem.


Daniel significa “Deus é o meu juiz” mas, ao chegar à Babilônia, teve seu nome mudado para Beltessazar, que representava uma entidade que era cultuada naquela região. 


Daniel 4.8: “Por fim, apresentou-se Daniel, que é chamado de Beltessazar, em honra ao nome do meu deus…”


Além disso, o rei queria impor a Daniel uma nova dieta composta por alimentos consagrados aos deuses babilônicos. Determinado a não se contaminar com essas práticas, Daniel firmemente recusou essa alimentação.


Daniel era ainda muito jovem quando enfrentou uma série de calamidades que poderiam tê-lo feito desistir. Ele tinha inúmeras razões para aceitar sua nova identidade, se conformar ao ambiente babilônico e até mesmo questionar ou se afastar de Deus, que permitira que ele passasse por tudo aquilo. Contudo, em vez de abandonar sua fé, Daniel permaneceu íntegro!


De onde veio essa força? De uma experiência com Deus e de uma vida com Ele!.


Quando temos um encontro com Jesus, quando renascemos em Cristo, perder tudo não nos leva a abrir mão da nossa fé, pois a nossa suficiência vem do Senhor. Nada nem ninguém pode nos impedir de crer e continuar.


Podem até dizer que você nunca terá um filho, mas ninguém pode impedir você de acreditar que Deus é capaz de abrir o seu ventre!


Guarde isso: Reinar em vida é uma questão de posicionamento!


Guarde isso também: A sua situação atual não te define!


Não permita que o seu passado defina seu futuro!


Filipenses 3.13: …esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante…


Reinamos em vida quando:


NÃO PERMITIMOS QUE AS SITUAÇÕES, OS ERROS, OS TRAUMAS, AS SENTENÇAS OU AS CIRCUNSTÂNCIAS DEFINAM QUEM SOMOS E PARA ONDE VAMOS!


NADA PODE ROUBAR SUA IDENTIDADE DE FILHA DE DEUS! 


ISSO É IRREVOGÁVEL!


Não importa o que dizem sobre você, o que é importa é quem você é em Deus!


Você é a mulher salva, redimida e purificada pelo sangue de Jesus! Nada pode anular o sacrifício de Cristo!


Você precisa saber quem você é e o que você está fazendo da sua vida!


Não sabe o que fazer? Ele tem direção! Ele tem sabedoria para te entregar!


Jesus veio para os perdidos!


Tem alguma área enferma? Nele você pode vencer!


Você não é a enfermidade, você está passando por ela!


Se você passou por um trauma profundo, isso pode se transformar em um poderoso testemunho!


Se você está sob muita pressão, não ceda! Seja como Daniel!


Depois daquele jejum, Daniel e seus amigos estavam mais fortes e mais sábios! 


Você está desgastada por ter que sempre enfrentar os mesmos problemas? Determina-se a não ser mais abalada por eles! Isso não vai te matar, isso te tornará mais forte!


Você não é um sal de fruta, para ficar se dissolvendo em cada luta!


Precisamos ter consciência de que os conflitos e as resistências fazem parte da vida! Mas sabe o que eu aprendi: Guerra prevista só perde quem não se prepara!


Hebreus 12.1 e 2: Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.


2- INTEGRIDADE


Sabe qual era a mentalidade de Daniel? “Independente do que aconteça, vou fazer aquilo que agrada a Deus!”


Foi um dia na cova para reinar o resto da vida!


Guarde isso:


1 Coríntios 10.13: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.


Na cova, não havia apenas leões; havia também um anjo!


Daniel 6.22: O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem mal algum. Porque fui considerado inocente diante dele. E também não cometi nenhum delito contra o senhor, ó rei.



3- FIDELIDADE


A história de Daniel nos inspira a sermos fiéis a Deus em todas as circunstâncias. Mesmo diante de ameaças à sua vida, ele manteve sua lealdade a Deus, orando e buscando Sua presença.


O homem pode falhar, mas Deus não! 


Hebreus 10.37: Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.


4- POSICIONAMENTO


Daniel também nos ensina a importância de um posicionamento firme e corajoso. Diante de pressões e imposições, ele não cedeu aos costumes de uma cultura contrária aos princípios de Deus, posicionando-se com sabedoria e determinação. 


Ele recusou se prostrar diante de ídolos e permaneceu firme em sua fé, mesmo quando isso significava entrar na cova dos leões. Este exemplo de posicionamento mostra que nossa convicção em Deus deve guiar nossas decisões e ações, independentemente das consequências. 


Há uma questão muito frequente, e eu gostaria de aproveitar este tópico para responder?


Como se posicionar diante de uma traição, uma mentira, uma injustiça? Como enxergar naquele que me enganou a oportunidade de viver a promessa de Deus?


Vamos aprender com o exemplo de Davi. Depois de derrotar o gigante Golias, ele recebeu uma promessa do rei Saul: a mão de sua filha mais velha em casamento. Mas veja só o que aconteceu:


1 Samuel 18.19:  Mas aconteceu que, na época em que Merabe, filha de Saul, devia ser dada em casamento a Davi, foi dada por mulher a Adriel, meolatita.


Davi passou por uma terrível humilhação!


Ao descobrir que Mical, sua outra filha, era apaixonada por Davi, Saul decidiu tirar proveito da situação e preparou uma armadilha: 


1 Samuel 18.20, 21 e 25: Mas Mical, a outra filha de Saul, amava Davi. Contaram isso a Saul, e isso agradou a ele. Saul pensava assim: "Eu a darei em casamento a Davi, para que ela lhe sirva de armadilha e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele." Por isso Saul disse a Davi: — Com esta segunda você será hoje o meu genro. Então Saul ordenou que dissessem a Davi: — O rei não deseja dote algum, mas cem prepúcios de filisteus, como vingança contra os seus inimigos. Porque Saul tentava fazer com que Davi fosse morto pelos filisteus.


Há pessoas que se aproveitam da boa vontade alheia para explorá-la com promessas vazias ou metas impossíveis de serem alcançadas — como uma meta inalcançável para conquistar determinada vaga, por exemplo.


Mais uma vez, Davi acreditou, pois viu naquela proposta um caminho vindo de Deus. Muitas vezes, você confia em promessas e acaba sendo motivo de zombaria para outros. Mas eu profetizo que, em um ano, essa promessa se cumprirá!


Davi era livre em seu espírito. A vida dele não estava nas mãos de Saul, mas nas mãos de Deus!


Qual é a origem desta liberdade?


2 Coríntios 3.17: Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.


1 Coríntios 2.14 a 16: 4 Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.


Você tem a oportunidade de lutar mais uma vez? Lute! Tire os “e se” do caminho!


Guarde isso: Promessa se conquista! Com a promessa, vem o direito de lutar por ela!


Josué 21.45: Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.



Declare essa palavra sua sobre sua vida:


Isaías 11.2: O Espírito do SENHOR repousará sobre ele: o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de poder, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.


Aproveite cada oportunidade de viver o que Deus tem para você! 


Use as armas que Ele te deu!


Você não foi enviada para ser vencida, mas para lutar e vencer!


Davi foi à luta e voltou com o dobro! Aquela situação de vergonha foi transformada em dupla honra!


As perdas não definem seu futuro! 


O que define seu futuro são as promessas de Deus!



Redação


Comments


Últimas

bottom of page