top of page

Paternidade ativa traz benefícios para o pai e a família


O Dia dos Pais, comemorado neste domingo (13), traz a reflexão sobre a importância da figura paterna na vida dos filhos, ou a “paternidade ativa”. Ser um pai presente não se limita apenas ao sustento financeiro, mas também diz respeito à disponibilidade de afeto, valorização da individualidade da criança e criação de memórias afetivas familiares, desde o início da gestação.


Uma pesquisa pela FEA USP (Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo) mostrou os aspectos positivos deste aprofundamento, conversando com centenas de pais.


Quando questionados sobre mudanças profissionais após se tornarem pais, os entrevistados relataram maior satisfação e realização profissional. 71% afirmaram que gostariam de ter mais tempo com os filhos.


Estudos internacionais que serviram como referência para a pesquisadora da USP apontam que o maior envolvimento dos pais resulta também em benefícios para os filhos.


Entre os principais efeitos estão a maior autoestima, o que reduz riscos de ansiedade e depressão, e melhor desempenho escolar das criança. Além disso, a paternidade ativa também está relacionada ao bem-estar psicológico da criança e, no caso de filhos meninos, eles têm maior probabilidade de se tornarem pais e maridos engajados no futuro. Para as meninas, reduz consideravelmente a chance de elas entrarem em relacionamentos tóxicos e abusivos.


A pesquisa feita na USP demonstrou que o envolvimento ativo dos pais na criação dos filhos também tem efeitos positivos para o relacionamento conjugal: a mulher se sente mais apoiada, favorecendo uma troca compartilhada e maior parceria entre o casal.


A paternidade ativa tem influência positiva também para a carreira da mãe, que pode investir tempo e energia em sua vida profissional porque não está sobrecarregada com as responsabilidades sobre os filhos.

Comments


Últimas

bottom of page