O Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11), trouxe a reflexão sobre a importância da figura paterna na vida dos filhos, ou a “paternidade ativa”. Ser um pai presente não se limita apenas ao sustento financeiro, mas também diz respeito à disponibilidade de afeto, valorização da individualidade da criança e criação de memórias afetivas familiares, desde o início da gestação.
A paternidade presente tem vários benefícios comprovados, tanto para os filhos quanto para os pais.
Aqui estão alguns dos principais benefícios, comprovados por pesquisas realizadas por organizações como a National Fatherhood Initiative e o Pew Research Center:
- Desenvolvimento Cognitivo e Acadêmico:
Crianças com pais presentes têm 39% mais chances de receber notas altas na escola. Elas também têm 45% menos chances de repetir um ano escolar.
Saúde Emocional e Comportamental:
68% das crianças com pais envolvidos apresentam melhor autoestima. Além disso, crianças com pais presentes têm 50% menos probabilidade de desenvolver depressão.
- Redução de Comportamentos de Risco:
Adolescentes com pais presentes têm 75% menos chances de engravidar na adolescência e 80% menos chances de se envolver em atividades criminosas.
- Relacionamentos e Habilidades Sociais:
60% das crianças com pais presentes relatam ter amizades saudáveis e duradouras. Elas também têm 45% mais chances de desenvolver boas habilidades sociais.
Uma pesquisa feita na USP demonstrou que o envolvimento ativo dos pais na criação dos filhos também tem efeitos positivos para o relacionamento conjugal: a mulher se sente mais apoiada, favorecendo uma troca compartilhada e maior parceria entre o casal.
A paternidade ativa tem influência positiva também para a carreira da mãe, que pode investir tempo e energia em sua vida profissional porque não está sobrecarregada com as responsabilidades sobre os filhos.
Redação
Comentarios