top of page

O Poder do Chamado é tema da Ceia de janeiro

Neste sábado (04), milhares de pessoas se reuniram na Renascer Arena para celebrar a primeira Ceia de Oficiais do Ano de Gideão. O evento foi transmitido ao vivo para todas as sedes da Renascer em Cristo, tanto em outros estados quanto no exterior, conectando ainda mais os membros em uma celebração de fé e unidade.




O evento foi ainda mais significativo com a oração que os líderes da Renascer em Cristo receberam em comemoração aos seus 47 anos de casados.




Durante a Ceia de Oficiais, o Apóstolo Estevam Hernandes ministrou sobre O Poder do Chamado.


Acompanhe, a seguir, o resumo:


Juízes 6.11 a 24: Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.  


Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem. Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, Senhor, que me falas.  


Rogo-te que daqui não te apartes até que eu volte, e traga a minha oferta, e a deponha perante ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes. Entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto, e o caldo, numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho e lho apresentou. Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, põe-nos sobre esta penha e derrama-lhes por cima o caldo. E assim o fez. Estendeu o Anjo do Senhor a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo do Senhor desapareceu de sua presença. 


Viu Gideão que era o Anjo do Senhor e disse: Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás! Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou de O Senhor É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas.



O estado espiritual e moral de Gideão era dos piores. Ele estava preparando o trigo escondido, morrendo de medo dos midianitas, porque Israel estava enfraquecido. Deus havia retirado deles o poder espiritual, e assim foram sete anos de roubo, especialmente na vida de Gideão.


Sua família servia a Baal; ele não tinha relação com o Deus vivo e nem consciência do seu chamado.


Essa situação na vida espiritual leva a:


1- UMA DESCARACTERIZAÇÃO COMPLETA DA PERSONALIDADE ESPIRITUAL


Provérbios 23.7: Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. 


No versículo 15, Gideão revela o retrato da imagem que tinha de si mesmo, totalmente deformada. Ele se descreve como incapaz, limitado e o menor de todos da sua família.

Jamais poderia imaginar quem ele era no espírito, porque as deformações o cegaram completamente.


2- GIDEÃO ESTAVA ADAPTADO À DERROTA POR CAUSA DO DISTANCIAMENTO DE DEUS 


Isaías 59.2: Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. 


Quando você está afastado de Deus, molda-se à derrota, e ela passa a parecer algo normal.


Gideão não tinha experiências com Deus; ele possuía apenas informações sobre o que Deus havia feito no passado. Contudo, não acreditava, pois havia se tornado incrédulo.


3- A IDOLATRIA É UMA ESTRATÉGIA QUE O DIABO USA PARA NOS AMARRAR ESPIRITUALMENTE. ELA ENTRA SUTILMENTE EM NOSSAS VIDAS, MUITAS VEZES SEM QUE PERCEBAMOS.


Deuteronômio 4.23 e 24: Guardai-vos não vos esqueçais da aliança do Senhor, vosso Deus, feita convosco, e vos façais alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor, vosso Deus, vos proibiu. Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.  


Muitas pessoas estão sendo enganadas pelo espírito da idolatria. Satanás trabalha contra a soberania de Deus em nossas vidas.


Oséias 4.12: O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.


Deus tinha um chamado poderoso para Gideão, um chamado que mudaria a vida dele e também a de todo Israel.

A maioria dos cristãos está como Gideão, com a vida estagnada. Essa estagnação faz com que o chamado seja abortado e, consequentemente, gera uma insatisfação pessoal.


Precisamos nos despir do velho homem.


Efésios 4.23: e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24. e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. 


Abrir os ouvidos espirituais e nos abrir para que o nosso chamado nos leve à nossa constituição espiritual.



Deus quer nos dar experiências que revolucionem nossas vidas:


1- À SEMELHANÇA DE CRISTO, ATENDER AOS DESAFIOS DO CHAMADO, 


Filipenses 2.5 a 8: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.


Gênesis 3.15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.


Deus quer que estejamos preparados para nos desconectar e romper com todas as amarrações espirituais.

Não seria fácil destruir o altar de Baal, pois o pai de Gideão era um dos sacerdotes, e o povo via aquele local como um lugar de adoração a Baal.


Todo chamado começa com um grande desafio.


A partir do "sim" para Deus, vamos viver o que está proposto por Ele para o nosso chamado.


2- SER MARCADO POR UMA EXPERIÊNCIA PODEROSA E LIBERTADORA


Atos 9.3 a 5: Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues…


Gideão precisava ser marcado pelo poder de Deus.


Essa marca, hoje em nossas vidas, é o batismo com o Espírito Santo.


Deus demonstra Seu poder em nossas vidas, nos capacitando para o chamado.


Atos 1.8: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. 


3- O CHAMADO LEVANTARÁ UM GRANDE GUERREIRO, UM VALENTE DO SENHOR


Dentro do chamado está a nossa verdadeira constituição, e a Bíblia nos mostra todos os exemplos do poder do chamado:


- Moisés

- Gideão

- Josué

- Discípulos

- Paulo


Jesus chamou homens simples e iletrados e os tornou poderosos e ungidos.


Hebreus 1.7: Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo.


Chegou a hora de você romper como Gideão para viver um tempo de grandes conquistas e vitórias!





Redação


Comments


Últimas

bottom of page