Arqueólogos descobriram uma estrutura “monumental” em Jerusalém, mencionada em dois livros da Bíblia. Os pesquisadores encontraram as ruínas de um antigo fosso, datado de mais de 3.000 anos, na Cidade de Davi, uma das cidades mais antigas da história.
Durante 150 anos, os investigadores se empenharam em provar que a cidade estava dividida em duas partes, conforme descrito na Bíblia. Agora, encontraram o fosso que separava a região residencial do sul da cidade alta, no norte. O fosso tinha cerca de 9 metros de profundidade e quase 30 metros de largura, com penhascos perpendiculares em ambos os lados, tornando-o intransitável.
A equipe afirmou que as descobertas confirmaram que o fosso foi construído durante a Idade do Ferro, período em que foram escritos o Livro dos Reis e o Livro de Samuel, que descrevem a divisão da Cidade de Davi.
“Esta é uma descoberta dramática que reabre a discussão sobre os termos da literatura bíblica relacionados à topografia de Jerusalém, como o Ophel e o Millo”, declararam os pesquisadores da Associação de Antiguidades de Israel (IAA).
Uma referência a essa construção pode ser encontrada no primeiro Livro dos Reis (11:27), onde o Rei Salomão é descrito construindo o ‘Millo’ e fechando a brecha no muro da cidade de Davi, seu pai: ‘... Salomão construiu o ‘Millo’ e fechou a brecha no muro da cidade de Davi, seu pai.’
Redação