Denzel Washington foi uma das pessoas a conversar com Will Smith e Jada Pinkett Smith no intervalo do Oscar 2022, após o tapa que o protagonista de “King Richard: Criando Campeãs” deu em Chris Rock.
No painel do pastor T.D. Jakes, num evento internacional de liderança, o ator de 67 anos falou pela primeira vez sobre o corrido.
Ele explicou por que decidiu ajudar a família Smith naquela noite e evitou condenar o ato do colega.
"De jeito nenhum ficaria sentado no meu lugar. Esse não sou eu", Denzel, também indicado ao Oscar na categoria de melhor ator naquela noite, por "A tragédia de Macbeth. "Há um ditado (que diz) quando o diabo te ignora, então você sabe que está fazendo algo errado. O diabo diz: 'Ah, não, deixe-o em paz, ele é o meu favorito.' Por outro lado, quando o diabo vem até você, talvez seja porque ele está tentando fazer algo certo. E por alguma razão, o diabo o pegou (Will Smith) naquela noite. Quem somos nós para condenar? Não conheço todos os meandros desta situação, mas sei que a única solução era a oração, do jeito que eu vi, do jeito que eu vejo”, acrescentou ele.
Acompanhe, no vídeo abaixo, a declaração na íntegra:
Dias depois do episódio, Will Smith pediu perdão e renunciou à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso quer dizer que ele não pode mais votar nas produções inscritas ao prêmio, além de não poder participar de eventos exclusivos, por exemplo. Porém, a saída do ator não significa que ele não possa mais concorrer ao Oscar.
Mais para frente, como punição, Will Smith foi proibido de ir a todos os eventos organizados pela Academia de Hollywood, incluindo o Oscar, por 10 anos. A decisão foi tomada nesta semana pelos diretores da instituição.
Leia, abaixo, a carta divulgada pelo presidente da Academia, David Rubin, sobre a decisão:
"A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.
Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.
Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.
Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.
Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados."
Redação
Comentários