top of page

Conheça o local onde Paulo pregou aos atenienses



A Igreja Renascer em Cristo e a Hebrom Turismo realizaram a primeira edição da Caravana nos Caminhos de Paulo – uma expedição emocionante na Turquia e na Grécia, relembrando a origem da igreja cristã e do mover apostólico.

 

Durante a viagem, o grupo realizou um city tour em Atenas, um patrimônio histórico e cultural da humanidade.



 Um dos momentos mais emocionantes foi a chegada à acrópole, um dos pontos mais altos da cidade que serviu durante muitos anos com uma base militar, devido à sua posição que oferece uma excelente vista da terra e do mar. Durante os tempos micênicos, tornou-se um centro religioso, dedicado ao culto da deusa Atena.



Ali, o grupo conheceu de perto o local onde Paulo anunciou o Evangelho aos atenienses e combateu a idolatria, como mostra o texto bíblico abaixo:

 

Atos 17.22 a 31: Então Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: — Senhores atenienses! Percebo que em tudo vocês são bastante religiosos, porque, andando pela cidade e observando os objetos de culto que vocês têm, encontrei também um altar no qual aparece a seguinte inscrição: "Ao Deus Desconhecido". Pois esse que vocês adoram sem conhecer é precisamente aquele que eu lhes anuncio. — O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.

 

De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem Deus se, porventura, tateando, o possam achar, ainda que não esteja longe de cada um de nós; pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dos poetas de vocês disseram: "Porque dele também somos geração."

 

Portanto, visto que somos geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam. Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. 



Durante a visita ao local, o grupo recebeu uma mensagem de reflexão da Bispa Sonia Hernandes: “Aqui, nenhuma igreja foi estabelecida, mas muitos se converteram através daquele ponto de conexão que Paulo sabiamente criou. E qual é a mensagem que eu quero trazer? Muitas pessoas falam de Jesus, mas não O conhecem, principalmente nos dias de dor e sofrimento. Não conhecem o Deus que pode estar com você nos dias de suas perdas, lutos, injustiças, traições... Guarde isso: Ele não quer ser um Deus desconhecido, mas um Deus presente na sua vida, em todos os momentos!”



Os participantes da Caravana nos Caminhos de Paulo encerraram o dia no Museu da Acrópole de Atenas, inaugurado em 2009.


O local foi construído em aço, cristal e cimento sobre uma superfície de 14 mil metros quadrados e conta com mais de 4 mil peças. Através das diferentes exposições é possível ver algumas mostras dos restos da cidade antiga situados sob um chão de vidro, diversas esculturas e artefatos, que pertenceram à Acrópole.

 


 

Redação

Comments


Últimas

bottom of page