Dormir bem é fundamental para manter uma vida saudável. Um estudo feito nos Estados Unidos apontou que manter bons hábitos em relação ao sono pode aumentar em cerca de cinco anos a expectativa de vida entre os homens e quase 2,5 anos entre as mulheres.
A pesquisa, apresentada nesta semana, analisou dados de mais de 172 mil pessoas que responderam a questionários de sono entre 2013 e 2018.
Os cientistas deram um número para cada um dos cinco hábitos saudáveis na hora de dormir: adormecer facilmente; permanecer dormindo; dormir de sete a oito horas; acordar descansado; e dispensar remédios para dormir. Depois, as pessoas foram pontuadas em quantos dos cinco hábitos tinham.
“Comparado aos indivíduos que tiveram zero a um fatores favoráveis do sono, aqueles que tiveram todos os cinco eram 30% menos propensos a morrer por qualquer razão, 21% menos propensos a morrer da doenças cardiovasculares, 19% menos propensos morrer de câncer e 40% menos propensos a morrer de outras causas que não doenças cardíacas ou câncer”, revela o estudo.
“Se pudermos melhorar o sono em geral, e identificar os distúrbios do sono é especialmente importante, poderemos prevenir parte dessa mortalidade prematura”, disse Frank Qian, médico da Harvard Medical School e coautor do estudo.
“Estamos falando não apenas de qualidade e quantidade de sono, mas de regularidade, obtendo o mesmo bom sono noite após noite”, disse o especialista em sono Raj Dasgupta, professor de medicina clínica na University of Southern California, que não esteve envolvido no estudo.
Fonte: CNN
تعليقات