Nos últimos meses, os astronautas que estão em órbita têm mantido contato com suas igrejas locais e continuado a participar de cultos, mesmo a partir do espaço, nos Estados Unidos.
Barry Wilmore, conhecido como "Butch," é membro da Providence Baptist Church em Pasadena, Texas. No dia 5 de junho, ele e a colega astronauta Suni Williams foram lançados à Estação Espacial Internacional a bordo da nave “Boeing Starliner.”
Contudo, devido a falhas nos propulsores e vazamentos de hélio no voo inaugural tripulado da espaçonave, os astronautas permanecem na ISS até fevereiro de 2025 por questões de segurança. Embora ainda não haja uma data exata para o retorno, a NASA afirma que ambos estão seguros a bordo da estação.
Em agosto, a NASA anunciou que a Starliner retornará à Terra, sem tripulação, no dia 6 de setembro. A viagem de volta está programada para começar às 19h (horário de Brasília), com o desacoplamento sendo transmitido ao vivo no site da instituição. A previsão da CNN Brasil é que o veículo pouse no sábado, 7 de setembro, às 1h03 (horário de Brasília), no Porto Espacial White Sands, no Novo México, EUA.
Enquanto aguardam seu retorno programado para fevereiro de 2025, Wilmore e Williams continuam trabalhando informalmente como parte da equipe na ISS.
Comunhão com a Igreja
Enquanto aguarda o retorno, Wilmore se reuniu virtualmente com sua colega Tracy Dyson, também membro da Providence Church e engenheira de voo da Expedição 71. Dyson está na ISS desde abril e deve retornar ainda este mês.
Wilmore tem sido membro da Providence há 17 anos. Já Dyson e seu marido, George — um capelão militar —, frequentam a igreja há cerca de um ano e meio.
O pastor da congregação, Tommy Dahn, comentou que, desde que chegaram, grande parte do tempo de Dyson tem sido dedicado ao treinamento para sua missão, mas ela continuou ativa, trabalhando e liderando na igreja.
Apesar das responsabilidades missionárias de Dyson, a estadia inesperada de Wilmore na ISS fez com que ele se tornasse um apoio extra para atividades como a manutenção da estação.
Sobre Wilmore, o pastor afirmou: "Ele é um ministro extraordinário, um trabalhador dedicado que se importa com as pessoas e com os idosos."
Redação
Comments