O Departamento de Energia dos Estados Unidos mudou seu posicionamento sobre a origem da pandemia de Covid-19. Agora, a autoridade avalia que o vírus se espalhou provavelmente a partir de um vazamento acidental em um laboratório de Wuhan, na China.
A informação é de um novo relatório de inteligência confidencial que foi recentemente fornecido à Casa Branca e aos principais membros do Congresso.
A comunidade de inteligência dos EUA é composta por 18 agências, sendo que oito deles participaram da revisão das origens da Covid-19 junto com o Conselho Nacional de Inteligência.
O Departamento de Energia agora se junta ao Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) ao dizer que o vírus provavelmente se espalhou por acidente em um laboratório chinês.
Quatro outras agências, juntamente com um painel nacional de inteligência, ainda julgam que foi provavelmente o resultado de uma transmissão natural; duas estão indecisas.
Apesar das análises divergentes, a atualização reafirma um consenso de que a pandemia não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas, ressaltaram as fontes.
Fonte: CNN
Comments