Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Batismo - A importância de confirmar a fé

O Ministério de Batismo é sem dúvida um dos mais importantes ministérios dentre todos aqueles que já citamos até aqui. Este ministério tem o intúito de concientizar o recém convertido sobre a importância de confirmar sua fé em Jesus Cristo e buscar a remissão dos seus pecados através do batismo por imersão.

Este era o ministério de João Batista, um dos mártires de Cristo (Morreu pela palavra). João Batista pregava o Batismo de arrependimento e com propriedade dizia a todos:

Eis que eu vos batizo com água, mas virá um que os batizará com o Espírito Santo de Deus.

O Ministério de Batismo deve acompanhar e ministrar o recém convertido, conduzindo-o através da palavra ao conhecimento da necessidade do batismo por imersão para a remissão dos seus pecados e confirmação da sua fé em Jesus Cristo.

O Ministério de Batismo é responsável também por todos os detalhes que envolvam o Batismo, como: a execução do Batismo, Toalhas, Túnicas ou Roupões, Chinelos, Piscina, Conservação da água de batismo, unção da água, cadastro de batizados e etc...

O que é o Batismo?

É a confirmação da sua fé em Jesus Cristo e o nascimento de um novo Homem ou uma nova Mulher; Pois ao descer às águas do batismo, sepultamos o velho homem ou a velha Mulher juntamente com seus pecados, dando vida a um novo homem em Jesus Cristo, tornando-o a partir de então tabernáculo do Espírito Santo de Deus.

Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. - Mateus 3:16

O Batismo limpa meus pecados?

Sim. O Batismo nos tráz a remissão dos nossos pecados, habilitando-nos para uma nova vida com Jesus Cristo, como seguidores apostólicos dos seus mandamentos e evangelistas da sua palavra.

...e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. - Mateus 3:06

Quem pode ser batizado?, existe uma idade mínima?

Todo aquele que tiver consciência dos seus pecados, estando de coração aberto a receber a palavra e o batismo do arrependimento e remissão dos seus pecados,à luz da palavra do amor e aceitação de Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Quanto à idade, costumamos tomar com mínima os 12 anos; Porém, em alguns casos, constatando-se maturidade suficiente, constatando-se o desjo pelo batismo e havendo a autorização dos Pais e também do seu Pastor, o adolescente abaixo de 12 anos de idade poder vir a ser batizado sim.

Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; - Lucas 07:29

mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele. - Lucas 07:30

Já fui batizado em outras denominações, preciso me batizar novamente?

Se o seu batismo foi realizado numa outra Igreja Evangélica, se foi um batismo por imersão (você foi mergulhado nas águas) e se ele foi realizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo de Deus; Não existe a obrigatoriedade de se batizar novamente.

Se o seu batismo foi realizado numa ceita ou denominação não cristã ou evangélica, se foi um batismo por asperção (gotejamentos de água) e se ele não foi realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus; Você deve sim ser batizado novamente, seguindo os moldes do batismo de Jesus Cristo.

Posso permanecer na Igreja sem me Batizar?

Não obrigamos e nem podemos obrigar ninguém a se batizar, porém a bíblia é muito clara em relação ao batismo:

Aquele que crer e for batizado será salvo, mas o que não crêr será condenado.

Portanto, de que lhe adianta continuar frequentando a Igreja e nunca confirmar a sua fé e a sua aceitação ao Senhor Jesus Cristo? Não podemos servir a dois Senhores, ou servimos a Deus ou servimos a Baal.

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. - Lucas 03:09

Portanto, você pode sim permanecer por algum tempo na Igreja sem se batizar e ninguém jamais o espulsará da Igreja por estar em dúvida quanto ao batismo. Porém, a palavra sempre lhe será ministrada até que venha sobre ti o entendimento e a aceitação daquilo que é uma ordenança do nosso Senhor.

E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. - Lucas 03:09

 

Quero me batizar mas ainda fumo, e cometo outros pecados o que devo fazer?

O Batismo é a confirmação da sua fé e aceitação a Jesus Cristo e você deve demonstrar isso tomando imediatamente a atitude de descer às águas assim como estás.

Quando os homens chegavam-se a João Batista para serem batizados eram cheios de pecados e tinham estas mesmas dúvidas que hoje você tem, e então lhe perguntavam:

...Que havemos, pois, de fazer? - Lucas 3:10

João Batista respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Lucas 3:11

Chegavam-se a João Batista também para serem batizados, muitos Publicanos (cobradores de impostos, na maioria desonestos), e por receio dos seus pecados também lhe perguntavam:

Mestre, que havemos de fazer? - Lucas 3:12

Respondeu-lhes João Batista: Não cobreis mais do que o estipulado. - Lucas 3:13

Chegavam-se a João Batista também para serem batizados, muitos soldados (Homens rudes, crueis, mentirosos) e por causa destes pecados lhe perguntavam:

E nós, que faremos? - Lucas 3:14

E João Batista lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo. - Lucas 3:14

Portanto querido, você já está apto para o batismo. E quanto aos seus pecados, confeçe-os ao Senhor no momento do seu batismo, e peça perdão por tais pecados, pois eles não são e nem devem ser impedimento para o seu batismo.

Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. - Marcos 1:05

Creia que ao passar pelas águas do batismo, você estará nascendo de novo, cumprindo-se o que está escrito: ...Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. - João 3:03. Sendo assim, suas forças serão renovadas contra tudo aquilo que te prendia aos vícios e às situações contrárias à vontade de Deus para a sua vida, tornando-o como uma criança diante do Senhor Jesus para um novo recomeço.

É verdade que seu eu não for batizado nas águas não terei salvação?

Está escrito:
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. - Marcos 16:16

Conclusão:

Querido, você tem um chamado, você tem uma ordenança do Pai. Descer às águas do batismo é uma condição não uma opção. Ser batizado para ser salvo.

Pesquise sobre esse assunto, consulte o seu Pastor, busque entendimento, pois:

...virá o senhor, em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis.

Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder.

Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize! - Lucas 12:46-50 

Leia tambm:
Hoje! Noite de Poder nas igrejas Renascer em Cristo (17.01)
Hoje! "Quarta de Poder" nas igrejas Renascer em Cristo (03.01)
Igreja Renascer em Cristo realizará o "Culto da Virada" (29.12)
Igreja Renascer em Cristo realiza batismo coletivo (09.12)
Igreja Renascer em Cristo: do Brasil para as nações (28.11)

Publicado em 12/01/2012
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
19.01
12 músicas gospel que já foram trilha sonora de filmes
19.01
Domingo é dia de ser renovado pelo Senhor
19.01
12 filmes cristãos emocionantes e inesquecíveis
18.01
6 apps de celular para colcar a leitura bíblica em dia
18.01
Três provas de que o rei Ezequias realmente existiu
18.01
Febre Amarela: sintomas, causas e tratamento
18.01
Jejum da Limpeza de Ezequias chega ao 9º dia

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2018 | Ano Apostólico de Samuel
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.