Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Batismo - A importncia de confirmar a f

O Ministério de Batismo é sem dúvida um dos mais importantes ministérios dentre todos aqueles que já citamos até aqui. Este ministério tem o intúito de concientizar o recém convertido sobre a importância de confirmar sua fé em Jesus Cristo e buscar a remissão dos seus pecados através do batismo por imersão.

Este era o ministério de João Batista, um dos mártires de Cristo (Morreu pela palavra). João Batista pregava o Batismo de arrependimento e com propriedade dizia a todos:

Eis que eu vos batizo com água, mas virá um que os batizará com o Espírito Santo de Deus.

O Ministério de Batismo deve acompanhar e ministrar o recém convertido, conduzindo-o através da palavra ao conhecimento da necessidade do batismo por imersão para a remissão dos seus pecados e confirmação da sua fé em Jesus Cristo.

O Ministério de Batismo é responsável também por todos os detalhes que envolvam o Batismo, como: a execução do Batismo, Toalhas, Túnicas ou Roupões, Chinelos, Piscina, Conservação da água de batismo, unção da água, cadastro de batizados e etc...

O que é o Batismo?

É a confirmação da sua fé em Jesus Cristo e o nascimento de um novo Homem ou uma nova Mulher; Pois ao descer às águas do batismo, sepultamos o velho homem ou a velha Mulher juntamente com seus pecados, dando vida a um novo homem em Jesus Cristo, tornando-o a partir de então tabernáculo do Espírito Santo de Deus.

Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. - Mateus 3:16

O Batismo limpa meus pecados?

Sim. O Batismo nos tráz a remissão dos nossos pecados, habilitando-nos para uma nova vida com Jesus Cristo, como seguidores apostólicos dos seus mandamentos e evangelistas da sua palavra.

...e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. - Mateus 3:06

Quem pode ser batizado?, existe uma idade mínima?

Todo aquele que tiver consciência dos seus pecados, estando de coração aberto a receber a palavra e o batismo do arrependimento e remissão dos seus pecados,à luz da palavra do amor e aceitação de Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Quanto à idade, costumamos tomar com mínima os 12 anos; Porém, em alguns casos, constatando-se maturidade suficiente, constatando-se o desjo pelo batismo e havendo a autorização dos Pais e também do seu Pastor, o adolescente abaixo de 12 anos de idade poder vir a ser batizado sim.

Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; - Lucas 07:29

mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele. - Lucas 07:30

Já fui batizado em outras denominações, preciso me batizar novamente?

Se o seu batismo foi realizado numa outra Igreja Evangélica, se foi um batismo por imersão (você foi mergulhado nas águas) e se ele foi realizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo de Deus; Não existe a obrigatoriedade de se batizar novamente.

Se o seu batismo foi realizado numa ceita ou denominação não cristã ou evangélica, se foi um batismo por asperção (gotejamentos de água) e se ele não foi realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus; Você deve sim ser batizado novamente, seguindo os moldes do batismo de Jesus Cristo.

Posso permanecer na Igreja sem me Batizar?

Não obrigamos e nem podemos obrigar ninguém a se batizar, porém a bíblia é muito clara em relação ao batismo:

Aquele que crer e for batizado será salvo, mas o que não crêr será condenado.

Portanto, de que lhe adianta continuar frequentando a Igreja e nunca confirmar a sua fé e a sua aceitação ao Senhor Jesus Cristo? Não podemos servir a dois Senhores, ou servimos a Deus ou servimos a Baal.

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. - Lucas 03:09

Portanto, você pode sim permanecer por algum tempo na Igreja sem se batizar e ninguém jamais o espulsará da Igreja por estar em dúvida quanto ao batismo. Porém, a palavra sempre lhe será ministrada até que venha sobre ti o entendimento e a aceitação daquilo que é uma ordenança do nosso Senhor.

E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. - Lucas 03:09

 

Quero me batizar mas ainda fumo, e cometo outros pecados o que devo fazer?

O Batismo é a confirmação da sua fé e aceitação a Jesus Cristo e você deve demonstrar isso tomando imediatamente a atitude de descer às águas assim como estás.

Quando os homens chegavam-se a João Batista para serem batizados eram cheios de pecados e tinham estas mesmas dúvidas que hoje você tem, e então lhe perguntavam:

...Que havemos, pois, de fazer? - Lucas 3:10

João Batista respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Lucas 3:11

Chegavam-se a João Batista também para serem batizados, muitos Publicanos (cobradores de impostos, na maioria desonestos), e por receio dos seus pecados também lhe perguntavam:

Mestre, que havemos de fazer? - Lucas 3:12

Respondeu-lhes João Batista: Não cobreis mais do que o estipulado. - Lucas 3:13

Chegavam-se a João Batista também para serem batizados, muitos soldados (Homens rudes, crueis, mentirosos) e por causa destes pecados lhe perguntavam:

E nós, que faremos? - Lucas 3:14

E João Batista lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo. - Lucas 3:14

Portanto querido, você já está apto para o batismo. E quanto aos seus pecados, confeçe-os ao Senhor no momento do seu batismo, e peça perdão por tais pecados, pois eles não são e nem devem ser impedimento para o seu batismo.

Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. - Marcos 1:05

Creia que ao passar pelas águas do batismo, você estará nascendo de novo, cumprindo-se o que está escrito: ...Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. - João 3:03. Sendo assim, suas forças serão renovadas contra tudo aquilo que te prendia aos vícios e às situações contrárias à vontade de Deus para a sua vida, tornando-o como uma criança diante do Senhor Jesus para um novo recomeço.

É verdade que seu eu não for batizado nas águas não terei salvação?

Está escrito:
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. - Marcos 16:16

Conclusão:

Querido, você tem um chamado, você tem uma ordenança do Pai. Descer às águas do batismo é uma condição não uma opção. Ser batizado para ser salvo.

Pesquise sobre esse assunto, consulte o seu Pastor, busque entendimento, pois:

...virá o senhor, em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis.

Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder.

Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize! - Lucas 12:46-50 

Leia tambm:
Igreja Renascer em Cristo inicia Jejum de Ana nesta tera (06.11)
Igreja Renascer em Cristo realiza Culto de Libertao (02.11)
Igreja Apostlica Renascer em Cristo ganha data comemorativa (25.10)
Hoje! "Super Quarta de Poder" nas igrejas Renascer em Cristo (27.09)
Hoje! "Noite de Poder" nas igrejas Renascer em Cristo (20.09)

Publicado em 12/01/2012
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
17.11
Neste domingo, Bispa Sonia ministra na Renascer Jabaquara
17.11
Aline Barros vence Grammy Latino com o CD Acenda a Sua Luz
17.11
Museu da Bblia ser inaugurado nos Estados Unidos
17.11
Domingo dia de atravessar o Vale da Deciso
17.11
Renascer Praise far pr-lanamento do DVD Betel na Renascer Vila Matilde
17.11
Hoje dia de vencer a amargura na alma
17.11
Billy Graham ensina os 10 mandamentos de uma famlia unida

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2017 | Ano Apostólico de Samuel
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.